giovedì, agosto 23, 2007

Uma lenda...Dom Quixote? Não, Satania!!!

Dias quentes aqui em Santa Maria. Bons, ruins? Não sei, afinal o frio também tem nos castigado. Mas hoje está quente, muito quente, abafado diria. Ta bom, não vou enrolar sobre transformações climáticas, quanto menos sobre perspectivas do futuro do mundo. Venho falar de Satania!

Caros leitores, sei que vocês se cansam de suas histórias, mas preciso dividir com vocês essa saga, afinal ela também me perturba...e muito... Voltou e não foi em meio ao trago da noite anterior, nem em meio a falta de respostas do dia anterior, nem em meio a conversa pertubada do meio-dia. Ela veio, no começo da tarde em meio a esse calor insuportável, a esse dia insuportável, a hipocrisia insuportável.

Mas o que ela me disse desta vez? Tantas coisas: entre palavras nervosas, e olhares dispersos me dizia que mais uma vez tinha acordado para a realidade. Sim, por que não sei se vocês lembram, mas Satania é uma jovem sonhadora que vive sob um castelo de sonhos, de possibilidades, que vê em tudo o máximo de magia, e que acredita que todos os seres humanos devem pensar e amar como ela. Mas, o que Satania não leva em conta em meio a tudo isso, é que ela não é humana, ela é apenas uma lenda perdida, que na materialidade ou imaterialidade da vida, é difícil compreender.

Estava tensa, o corpo tenso, a alma tensa, a vida tensa. Sabia que suas paixões fugidias já não mais satisfazem, que o sabor etílico das madrugadas já não lhe contemplavam, que as poesias já não mais lhe preenchiam. Sabe, ela que o castelo tem de ser descontruído um dia, que sua trança já não alcança mais o chão, que a maçã do amor já foi comida, que os duendes partiram para outra floresta, que Dom Quixote também era sonhador.


Sim, ela me lembra Dom Quixote pela sua audácia, muito mais pela sua inocência perante ao mundo. Satania, na verdade nunca aprendeu direito conviver com os humanos, com suas perversidades, com suas maldades, com suas personificações. Mesmo que ela seja tudo isso, o paradoxo do bem e do mal, da amante e da virgem, da sensata e irresponsável, do vinho e da água, mesmo ela sendo tudo isso, ela nunca aprendeu a conviver com essas manifestações nos humanos.
Enfim, ela recebeu uma visita inusitada nesta manhã, porém previsível. Entre sedução, desejos, e ofensas: a verdade, a transparência de seus atos, o fracasso de suas atitudes. Isso, garanto que nem 10.1 megapixels entenderiam. Ouviu, perguntou, filosofou, tentou, seduziu, riu...Sim, ela é muito intensa nesses momentos de conversas abafadas e proibidas no seu minúsculo quarto. A poeta mesmo que vos escreve já esteve lá um dia.

Depois que a porta bateu, não chorou, não se humilhou, mas pensou, e como pensou, e então concluiu enquanto andava tonta e embriagada pelas ruas: o castelo tinha que se desfazer um dia. O princípe, teria que virar sapo...A madrugada teria que amanhecer mais rápido...As costas teriam que emudecer... E o coração teria que decidir....Afinal estava sendo humilhante ser uma jovem sonhadora apaixonada pela vida.

Ai, ai, ai, o que dizer desse precipitado desabafo de Satania? Não sei! Não disse nada apenas a ouvi, e no final lhe disse que também me sentia assim..Perturbada pela vida e nem mesmo os milhares de pixels desse mundo seriam capaz de explicar quanto menos entender o que é ser alguém que só quer ter a liberdade de viver seus sonhos, assim de uma maneira mágica, poética...

Entendo Dom Quixote, Branca de Neve, Rapunzel, os poetas...Mas todos eles têm um fim (um The End) nos seus livros e Satania? Como desvincilhar um fim de seu castelo. O que me tranquiliza é que ele nunca vai acabar e isso garante que ela continua sendo uma Lenda Perdida...Uma mágica, intensa, e iluminada lenda perdida nos bilhões de megapixels que movem o universo...

Nessun commento: