lunedì, ottobre 31, 2005

Coisas de Santa Maria segundo um "bárbaro"

Às vezes a vida nos da oportunidades incríveis e únicas...pois irei descrever uma que a pouco tempo atrás, presenciei...

Estava voltando para a universidade, onde moro, depois de passar masi um domingo na casa de meu irmão. Infelizmente, aliás, para essa história felizmente, era dia de passe livre. Felizmente, por dois motivos, primeiro por que não gastei uma passagem e segundo por que é somente durante o passe livre que podemos ver figuras extraordinárias dessa cidade.
Bom, peguei o ônibus nas Dores e ele estava muito lotado, até aqui nada de novo. Depois de viajar de pé uns 5 minutos e sofrer com um vento horrível e gelado em meu rosto, consegui sentar. E então, passei a observar com mais cuidado aquele aglomerado de seres que felizes passeavam de ônibus como se fosse a primeira vez.

Entre mães gordas com muitos filhos, velhos e um casal de homossexuais que invejam minha manta (que realmente é linda) aparece uma figura sensacional e motivo dessa minha história. Uma vez li uma crônica que dizia que em dias de passe livre os "bárbaros" tinham a oportunidade de conhecer a "civilização", mesmo não aceitando essa idéia, posso dizer que esse não era só bárbaro, mas também, bêbado. Mas entre barbaridade e embriaguez, nunca vi palavras tão sabias que descrevessem tão bem Santa Maria.
-Com licença, quero fazer um teste!, dizia o "bárbaro"para o cobrador, que com um sorriso no rosto lhe estendia a mão, para cumprimentá-lo.
-Eu só quero fazer um teste, insistia o bárbaro entre risadas e trombadas nos outros passageiros.

E eu ali, sóbria e curiosa para saber que teste tão especial era esse. Depois de muitas divagações falando da briga entre a Gabardo e o Valdeci, falando que é no dia do passe livre que o Valdeci ta no lado do povo, depois de falar da bunda das "bárbaras" que passavam, e dizendo "é passe livre, vamos aproveita", então, ele falou do tal esperado teste: E acreditem amigos, o teste que ele queria fazer era de sentir como é entrar na universidade. Pois, vejam amigos, os bárbaros, também desejam estar aqui. Confesso que naquele momento me senti uma "ser humano" culpada por tantas vezes ter reclamado de ônibus lotado, de aula cedo, de testes chatos e de falta de qualidade da universidade. E saber que este "bárbaro" só queria sentir com era entrar aqui de ônibus.

Entramos na UFSM e nunca tinha visto um olho brilhar tanto, nem mesmo quando eu estava embriagad daquele jeito, e ele gritava: Veja cobrador é a universidade!!. Chegou a minha vez de passar a roleta e justamente nesse momento o "bárbaro" deixou uma moeda cair e nem percebeu. Prestativo ele pega a moeda no chão e me estende a mão dizendo: "Senhora, tua moeda", e eu, na minha mera ignorância de "ser humano" disse que a moeda era dele. Agora sim, de alto e bom som ele gritou: Ela não é petista, vocês viram?
Naquele momento não tive como não rir, primeiro de sua observação e depois daquela crônica que tinha citado anteriormente, quando esse senhor foi considerado um bárbaro. Pois, eu inocente "ser humano" jamais seria capaz em tão pouco tempo e com alto teor alcoólico descrever tão bem Santa Maria: passe livre, ônibus lotado, bunda de mulher, empresas de ônibus, universidade e por fim muito petista salafrário...Coisas que até bárbaros percebem e somente em dias de passe livre podemos ver.

Nessun commento: