martedì, maggio 23, 2006

Isso sim é uma verdadeira palhaçada

Pois veja respeitável público, isso sim considero uma verdadeira palhaçada. Agora, o palhaço já não me peçam quem pode ser?

Quarenta minutos numa parada de ônibus não sugere nenhuma novidade em se tratando de ônibus para a universidade. Mas, ontem cheguei às 6:45 horas na parada das Dores, crente de que 07:30 estaria na UFSM. Mera ilusão! Pois o espetáculo vai começar!

1,2,3, tudo bem, agora 4,5 e quando é o sexto todos da parada começam a esbravejar indignações e verdades. Sim, 5 ônibus superlotados passam pela parada das Dores, sem condições de parar, afinal dezenas de pessoas já se espremem em seu interior. Bom, se nós da Dores não conseguíamos uma pequena vaga num daqueles ônibus, imagina quem inevitavelmente depende de ônibus em Camobi.

Mas continuando, depois de 5 ônibus simplesmente nos ignorarem, eis que o sexto piedosamente pára. E este não estava diferente dos anteriores, estudantes permaneciam amontoados um sobre os outros como porcos em dia de carregamento para o frigorífico. Menos mal, que era manhãzinha e o normal é que nesse horário todos ainda estejam perfumados. Olhei para o lado e nenhuma pessoa resolveu se arriscar àquela indignidade, eu impaciente submeto-me ao espetáculo e embarco no ônibus, ou melhor na palhaçada.

Consegui um espaço, é certo, por que a porta de entrada se fechou e conseguiu me empurrar junto com os demais passageiros. 100 pessoas seria o mínimo que me arriscaria em dizer que ali dentro de um ônibus da Gabardo dividiam o mesmo especo, alguns gordos, outros magros, uns indignados outros ainda dormindo no ombro do parceiro do lado. O fato é que todos dividiam naquele momento do mesmo drama: o total descaso que as empresas de ônibus tëm com seus passageiros. Creio que esse descaso seja uma vingança já que essas empresas não conseguiram o aumento de passagem absurdo que tinham como proposta. Um pouco de sensatez ainda deve existir nessa cidade, ao menos nisso quero acreditar.

Pois muito me indigna que uma cidade considerada e respeitada como cidade universitária, e que é movida em grande parte por estudantes,tenha empresas de ônibus que simplesmente ignorem regras de bom senso ou simplesmente de vergonha na cara. Mas, afinal atravessamos a roleta indignada, ao menos sobrevivemos. A única coisa que consegui esbravejar no momento, sem dúvida foi: Mas isso sim é uma verdadeira palhaçada! E os narizes vermelhos descem sem parar nas várias paradas da UFSM. Agora aplaudam senhores se acaso não conseguirem sem preocupações pois esse espetáculo se repete todos os dias no caminho da universidade, e se não gostarem desses palhaços, daqui uns dias virão outros com narizes muito mais vermelhos pedindo aumento de passagens.

Nessun commento: