martedì, maggio 09, 2006

Puta Merda! Com perdão da palavra, Santa Maria merece esse texto...


Movimento agitado de pessoas pela praça. Entre livros, bancas, intervenções artísticas os santamarienses apreciam na praça, não um farfalhar das asas de borboletas, mas sim um espaço, para viver cultura, respirar poesia, ou apenas jogar fora uma conversa com amigos na praça de alimentação. Claro que posso deixar de dizer, que a feira deixa a desejar em muita coisa, que o público é menor que deveria ali estar, mas enfim, hoje não quero ser tão pessimista com a cidade, pois ontem ela me proporcionou momentos muito agradáveis.

Um domingo à tarde perfeito para um passeio com os filhos, com a família, com os amigos, e na praça o espaço ideal para essa atividade, para um mate em frente ao chafariz em funcionamento (apesar de não ser o ideal em tempos de racionamento), um cappucino na banca do Krep’s suíço, ou um ótimo quentão na banca ao lado. Tudo isso ao embalo de uma música leve da Rádio Livre, como diz o Tiagão, a Rádio Oficial da Feira do Livro.


Ontem no Projeto Livro Livre, que é um bate-papo informal com escritores, ou com jornalistas, a praça foi prestigiada com as palavras de nosso jornalista ilustre da Rede Globo, Marcelo Canellas, e entre algumas de suas palavras, ressaltou o seu descontentamento em perceber que pouco se faz para recuperar ou manter a Gare, nossa Estação Férrea. O lugar que outrora representou uma das maiores Estações da América Latina, hoje convive com um prédio praticamente desativado, com vidraças quebradas e com um imenso espaço sem utilidade. E eu de longe via o rosto do Prefeito Valdeci que apenas mexia na sua barba, enquanto ouvia essa indignação.

Mas depois de presenciar Marcelo Canelas e uma bonita atividade cultural em Santa Maria que é Feira do Livro, fui prestigiar ao Show da Família Lima, na Gare. Num primeiro momento não sabia o que pensar a respeito do show, pois acredito que sua divulgação tenha sido precária, e tudo era incerto em relação a ele. Bom, mas quando chegamos na Vila Belga, vimos que o movimento era grande e a dimensão do evento era bem maior do que esperávamos. Um grande trabalho da Loja Quero-quero. Menos mal que podemos contar com empresas privadas para bons momentos culturais, claro que isso tudo permeado por uma grande jogada de marketing, mas enfim todos tem que sobreviver. Bom que fosse através da cultura.

Voltando ao show! Bastou chegarmos na curva que dá acesso a Gare, para nosso vislumbramento vir a tona, e comentários alegres sairem de nossas bocas. Com uma estrutura admirável, de longe avistávamos a Família Lima, já no palco, alegrando aquela povo todo, e que não era pouco. Com segurança, entramos no ambiente do show e nos aproximamos do palco e simplesmente gozamos daquele momento encantador. Sim, me fascinei como a tempos, não ficava com Santa Maria.

Um show bonito, alegre e popular. Dos violinos ouvimos ritmos clássicos e que qualquer público reconhece. Um espetáculo a altura de Santa Maria e do seu sonho de ser cidade cultura. Bom só tenho que agradecer a esses momentos breves que me emocionam e que me fazem deixar de olhar para as vidraças de um prédio abandonado, mas sim me fazem olhar a dimensão que essa cidade tem. Que possamos ver mais vezes o chafariz ligado, que poemas enfeitem ainda mais as ruas de Santa Maria e que borboletas possam voar ainda mais livres pelos ares da cidade do Boca do Monte.


É só da uma cutucada aí em baixo e conferir a programação, depois é só aparecer na praça e vir curtir com a gente esse evento.
http://www.feiradolivrosantamaria.com.br/home.jsp

Nessun commento: