lunedì, novembre 28, 2005

São tantas emoções gremistas...

Cinco para às 4 horas da tarde de sábado, ta na hora de pegar aquela cerveja gelada, cruzar os dedos e sentar na frente da TV. É chegada a hora do futebol. A Michele me olha e indaga, até tu Fran como podes gostar de um esporte de massas? Por breves minutos me ponho a pensar por que de tal fascínio pelo futebol. Me criei numa cidade pequena onde futebol é coisa séria, as pessoas jogam, se envolvem, torcem, são campeonatos, rivalidades, torneios, caminhão com toda a torcida e um terno de camisa a cada time é sempre promessa de campanha política. Se me perguntarem qual a minha participação nisso tudo, sim, já joguei, já torci, já gritei, já vi meu pai sendo goleiro, jogando agora no segundinho(como chamamos, é pros mais fracos), já vi meu pai apanhando por ser juiz (um baita juiz, muito melhor que esses do Capeonato Brasileiro), cresci vendo meu irmão emocionado com cada partida e com a família toda falando de futebol, e principalmente torcendo para o Grêmio.
Nunca fui das torcedoras mais fanáticas, mas já roí unhas, já chorei, já gritei e já sai na rua comemorar nossas conquistas, lembro perfeitamente do Grêmio decidindo jogos na Libertadores nos últimos minutos, já vi Danrley atacando pênaltis impossíveis, já vi Felipão gritando e chorando desesperadamente na beira do campo ( pra quem não sabe Felipão nasceu na minha cidade, em Charrua, mas com um ano foi para Passo Fundo, tinha que ser). Mas confesso, que ultimamente andava bem relapsa quanto ao futebol, admito que é um tanto desestimulante ta na segundona, mas no fundo mesmo não acompanhando tão de perto, sempre ficava na expectativa de que tudo daria certo.

Mas nos últimos dias não tive como me desprender do futebol, afinal é o Inter com chance de ser campeão, imagina Corintiana sou desde que nasci...( isso é mentira, não suporto paulista, mas o que não se faz por um esporte de massa) e sem falar que nosso "timão", que não é mais tanto um timão, com grandes chances de subir pra primeira. O fato é que o juiz deu a largada, e começa o jogo no estádio dos Aflitos. Mas, aflita fico eu, por vários motivos é certo. Primeiro, por que é insuportável assistir jogo de futebol, com alguém do lado que simplesmente não sabe diferenciar a bola da goleira. Me desculpa Michele, mas tu seria uma péssima RP de time de futebol. Segundo, por que o jogo foi muito chocho, como diz meu irmão decepcionado e com um elevado teor alcoólico, tinha que ser de segunda mesmo, com um time desses ainda bem que não estamos na primeira, infelizmente uma triste realidade. O que seria de nós sem Galato (creio que é assim que se escreve). Terceiro é minha indignação com aqueles nordestinos, que tentaram fazer de tudo pra apavorar a delegação do Grêmio, mas são tão incompetentes e ruins que nem assim conseguiram ganhar do nosso "timinho".

Fim do primeiro tempo e nada de muito emocionante a não ser o pênalti na trave e os comentários impertinentes de uma colorada, que não sabe absolutamente nada de futebol, e que grita quando acontece uma falta no meio do campo. É Pênalti!! Ai salva-me Deus se realmente tu és gaúcho. Para conter o nervosismo eu e meu irmão calibrávamos o copo de cerveja, a essas horas o que era bohemia, passou a ser antartica, nem a cerveja ajuda mais.

E começa o segundo tempo, e nada muda. O jogo continua sem graça e o que vi foi realmente um joguinho de segunda divisão, mas o fato é que era meu "timão" jorgand, aquele que tempos atrás me motivou a gritar, chorar, torcer, não que agora não sinta mais vontade de fazer isso, mas é que sinceramente odeio jogo de futebol sem graça e sem gol. Mas de repente as coisas mudam e entra em jogo, aqueles erros e roubos de mais um juiz...Nesse momento penso no meu pai, que deve estar enlouquecendo, no pai da Marília que se tranca na sala pra não assitir, no pai do Felipe, enfim penso nos torcedores realmente fanáticos que nesse momento não devem mais destinguir o que é emoção ou desespero...penso no meu irmão, que não da tempo entre um gole de cerveja e outro, penso nas minhas unhas que não posso roer, pois esperei dois anos para crescerem desse jeito. E nessa hora todo mundo é filho da puta ( coitadas das mães inocentes), os nordestinos, o juiz, os policiais, os jornalistas, os aflitos, o Naútico, o Santa Cruz, todo mundo é filho da puta, heheheh e o Brasil inteiro é um bordel.

E dale cartão vermelho pra todos os lados, 1, 2, 3,4, opa...mais um estamos perdidos na justiça, pois com certeza nos tribunais vai ter mais um juiz, não de futebol dessa vez, filho da puta. Meu irmão diz que ta na hora de sair de campo e ver no que dá, o Santa Cruz já pega na taça e se sente o campeão da segundona, a Michele roe as unhas de emoção, acho que agora ela entende por que gosto desse esporte das massas. E eu ainda acredito que Galato vai pegar aquele pênalti. Depois de 25 minutos de angústia, é hora de recomeçar, com 4 a menos, um pênalti contra nós, o Santa Cruz já comemorando...Vai dizer só um milagre, por que nessa hora o pai de todo mundo já morreu.

Mas não dizem que Deus é gaúcho, bom se ele é gaúcho deve torcer pra um de nossos times, pro inter creio que não, pro Juventude que não há de ser, então realmente chego a conclusão...Deus, sim amigos é gremista, e daqueles torcedores mais fanáticos, mas creio que os anjos também são gremistas, pois com tanta emoção acho que o bom velhinho não sobreviveu e foram os anjos que tiveram que fazer a jogada. E então, Anderson, de cabelos cacheados como o anjo Gabriel, corre, pega a bola, ri da cara do adversário e faz um gol...Da pra acreditar, até agora pra mim tudo não passa de um sonho. O Santa Cruz se cala, os Aflitos se calam, meu irmão grita, meu pai deve ter surtado, eu esqueço que tenho pé quebrado, o pai do Felipe...que perigo, a Michele quer ser gremista, o filhos das putas pensam nas suas mães. E eu olho pro céu e quese choro.

Acaba o jogo e o timão tricolor ta na primeira...Será que isso é verdade, saio a rua de carona é claro, com dois gremistas mais fanáticos ainda, e Santa Maria é coberta pelo azul do céu e pelas cores do Grêmio estampado nas roupas e rostos de todos que acabam mais um domingo, emocionados e apaixonados.

E comigo eu tenho a seguinte pergunta, se alguém conhece maior emoção do que ser gremista, me avisa, pois eu desconheço completamente. Salve nosso Deus e os anjos gremistas e Salve esse esporte de massa. Acho que a Michele não só aprendeu sobre futebol, mas principalmente entendeu o que é gostar desse esporte e ser Tricolor.

Grande lição e infinita emoção...E nos vemos na Primeira Divisão...

Nessun commento: