mercoledì, gennaio 31, 2007

"Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação"

Foto: Francieli Rebelatto


Foi, assim que o encontrei, andando pelas ruas de Santa Maria. Numa realidade que poucos conhecem. Nas ruas, que poucos ônibus passam, a moradia é de risco, o lixo toma conta das ruas de terra onde os moradores tiveram que deixar suas casas para que ruas alternativas fossem abertas para os carros passar. Nas ruas de Santa Maria, em que, segundo Seu Carlos o policiamento não existe e que Dona Maria sofre com esgoto correndo ao lado da porta de casa onde as crianças brincam sem perceber o perigo. É ali que encontro o descaso da mídia que trata todos como bandidos, é ali que encontro o descaso da prefeitura que trata á todos como eleitores e nada mais.

Em meio a tudo isso eu encontro ele, na verdade eu encontro eles, encontro gente humilde que conversa sentado na frente da venda. Encontro um som alto bombando funk às nove da manhã, encontro o seu Ronaldo que por onde passa cumprimenta à todos. E principalmente é ali que encontro a melhor cuca que já comi na minha vida, e por apenas R$0,40 centavos. Acreditem, tudo isso eu encontro nas ruas de Santa Maria, mas não nas ruas que vocês estão acostumados a ver, nas ruas que poucos sabem que existe.

Mas, enfim em meio a tudo isso, eu encontro ele tão pequeno, assim a me olhar. E quem não entende esse olhar, não entende nenhuma das minhas palavras. Se bem, que em meio a tudo isso, ali na porta de uma casinha, mal ajeitada, dizia: Aqui mora uma família feliz. E eu então, acho que ali pude ser um pouco mais feliz, um pouco mais verdadeira.


Um desabafo, e um pouco da realidade da Zona Norte de Santa Maria. Minha indignação e apenas isso. E mais uma vez enquanto estava lá a fotografar a prefeitura aparecer, deu aquela espiadinha e ligou dizendo que na próxima semana tudo será solucionado. Enquanto isso, eu esbravejo e Dona Maria espera angustiada.

3 commenti:

Anonimo ha detto...

Oie... gosto muito dessa maneira de levantar os problemas sociais... acredito nos teus ideais e que através deles e de tua profissão você consiga senão solucinar mas levantar e despertar nas pessoas o senso crítico perante os problemas de uma sociedade.... mil beijos...

Clarissa Deggeroni. ha detto...

Que lindo isso!
Que bela foto!
Me fizeste chorar de novo, danada... nao soh nessa, mas em outras postagens...
Nao desistas de ser jornalista, faça esse favor aos leitores...

Leonel Henckes ha detto...

Oi minha pequena, querida, amiga, colega, irmã. Neste textu tu pegou pesado. Que sensibilidade. Adorei.